Anulação & Outros Reparos (edição revisada: 1998)

Rio de Janeiro: Topbooks, 1998

298 páginas

Revisão do primeiro livro oficial de Bruno Tolentino de 1963 acrescido de: o “ciclo de sonetos de 1958” assinalado no prefácio de José Guilherme Merquior, “Três reparos tardios” preludiando o longo exílio na Europa, uma irônica autocrítica em versos, uma evocação pessoal do fermento dos anos 50-60 à sombra do apogeu de Drummond, e um novo frontispício com uma elegia a Anecy Rocha.

– Prêmio “Revelação de Autor” pelo Sindicato de Editores e da Câmara Brasileira do Livro em 1960 (júri composto por Manuel Bandeira, Lêdo Ivo e Cassiano Ricardo)

Conteúdo

  • Ao Divino Assassino (1979-97) +
  • O Prefácio de José Guilherme Merquior (1963)
  • Anulação (1962)

Primeira Parte: Alla Breve (1957-60)

  • Alla breve
  • Flautim
  • Pastoral com Emily Dickinson
  • Copo
  • Fragmento de um coro *
  • O morto habituado
  • Mecanismos *
  • Vigília
  • Prometheu’s Square *
  • Rumor
  • O estrambote
  • Livre Sextina
  • Visita de Finados *
  • Agonizante
  • Transfiguração
  • Balatteta de Guido Cavalcanti +
  • Pausa para Ciranda
  • Arcabouços *
  • Contrição
  • Na morte de Lúcia Miguel Pereira *
  • Hart Crane: Louvor a uma urna fúnebre +
  • O Estrambote do Morro do Encanto +
  • Retrato de Marly de Oliveira *
  • L’évocation à l’Idée +
  • Preciosismos +
  • Ponteio
  • R. M. Rilke: Cinco Sonetos a Orfeu *
  • Ars Poetica
  • Um mapa para viver *

Interlúdio: A Elegia Obsessiva (1958-59)

Primeiro Movimento

  • I. “Embriagado de luz, tão à vontade…” +
  • II. “Quem era aquele arqueiro? perguntara…” +
  • III. “Porque eram um só centauro aqueles dois…” +
  • IV. “Ah, girassol no escuro, testemunha…” +
  • V. “Baixa os olhos à terra que trocaste…” +
  • VI. Enquanto isso, pensa: tens um rosto…” +
  • VII. “Eram nuvens e nuvens…” +
  • VIII. “Ou porque brilha em tudo como que um semidouro…” +
  • IX. “Aguarda a majestade da Beleza…” +
  • X. “Não? Não me crês? Crês que o cental da luz…” +
  • XI. “Irei a Delfos suplicar à vida…” +
  • XII. “Que mal me seja e eu nunca tenha um par…” +
  • XIII. “A terceira pessoa da trindade…” +
  • XIV. “Viu-o o lobo-do-mar que deu a vida…” +
  • XV. “Por muito que me pese, que me doa…” +
  • XVI. “Porque enfim não espero…” +

Segundo Movimento

  • I. “Mas vem o amor, o amor que faz tão doce…” +
  • II. “Uma cabeça altiva, de amazona…” +
  • III. “Tens mudanças ousadas e voláteis…” +
  • IV. “E páras de repente! Reclinada…” +
  • V. “Das ventanias às delicadezas…” +
  • VI. “Parece-me tocar coisa nenhuma…” +
  • VII. “Subitamente inquieto de chegar…” +
  • VIII. “Ah, toma-me em teus braços, diminuto…” +
  • IX. “Porque a hora há de vir, há de chegar…” +
  • X.”E foi-se-te o mais doce dom da vida…” +
  • XI. “Morre a manhã, eu sei, morre em teus braços…” +
  • XII. “De resto, que fazer? Passar a vida…” +
  • XIII. “Tirar de uma gaiola a maviosa…” +
  • XIV. “Como seria o silêncio…” +
  • XV. “Nada consola mais…” +
  • Último. “Alma tão minha quanto os pólens leviantes…” +

Última Parte: Outros Reparos (1960-63)

  • Como um corpo *
  • Como num ventre *
  • A ária do Centauro *
  • Página
  • Canção da maioridade
  • Quadra
  • Fuga (ao C.D.A.)
  • Uivo
  • Hiato
  • Aliança
  • Como um presente? *
  • Boas Festas *
  • Oblíqua
  • Daguerreótipo (ao Antonio Candido)
  • Noturno
  • Passacaglia
  • Toada
  • Fala a louca de Ouro Preto *
  • Visita à Casa de Claudio Manuel
  • As espécies menores
  • Dobres *
  • Mal d’amore +
  • O galopado
  • A última carícia *
  • Envoi

Coda

I. Três Reparos Tardios

  • A romã +
  • Et ades sera l’alba +
  • O Cristo de Sophia +

II. O Último Reparo

  • Uma romã para 1997 +

III. Epílogo

  • A obsessão musical +
  • A espiral redentora +

__________

+ Acréscimo
* Título alterado
Anúncios

Discuta este texto!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s